quinta-feira, 11 de julho de 2013

Eficiência do Powerlifting em outras modalidades.

Chris Weidman o Homem que derrubou Anderson Silva fazendo levantamento terra.

Ola pessoal! Hoje irei falar de um tema um pouco discutido entre os profissionais da área de educação física, estou falando da eficiência do powerlifting para beneficiar atletas na preparação de outras modalidades esportivas, há tempos venho pesquisando sobre o tema, e cheguei à conclusão de que o Power deveria ser utilizado por atletas de quase todas as modalidades, por se tratar de movimentos que trabalham o corpo como um todo, além de aumentar a força, queimar gorduras e evitar lesões em outros esportes.
No esporte olímpico o lema é Citius, Altius, Fortius - "o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte" resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos. Sua essência está na superação dos limites é ai que o Powerlifting mostra sua eficiência, pois, aumenta à força do atleta, o atleta mais forte se torna mais rápido, o atleta mais rápido salta mais alto e assim podemos fechar o ciclo da eficiência.
No atletismo norte americano é comum você ver atletas de ponta agachando com cargas super elevadas, e fazendo levantamentos terra com cargas dignas de um campeão, um estudo de 2004 publicado no "British Journal of Sports Medicine", uma correlação direta entre a força de agachamento e velocidade de sprint foi mostrado. Houve também uma correlação direta entre a força de agachamento e salto vertical. Então, se você quer correr mais rápido ou saltar mais alto, precisa ter penas mais fortes e o agachamento é o melhor exercício para tal objetivo.
No salto com vara a altura que um ou uma atleta consegue saltar depende de sua velocidade antes de fixar a vara no chão: quanto mais rápido correr, maior será a altura saltada. Mas, como a altura do salto depende da velocidade da corrida?
No salto com varas, a maior parte da energia potencial gravitacional de um ou uma atleta ao atingir o ponto mais alto tem origem na energia cinética acumulada na corrida. Como a energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade e a energia potencial gravitacional é proporcional à altura, um aumento de velocidade de 1% implica em um aumento da altura do salto da ordem de 2%.
E comum também você ver atletas de vários países considerados potencia no esporte mundial, nas mais diversas modalidades como artes marciais, luta livre, basquetebol, futebol americano e muitas outras modalidades incluírem rotinas de Powerlifting em seus treinamentos.
No MMA o powerlifting é um aliado de peso, pois melhora o desempenho do atleta em todos os aspectos, na força do soco, na defesa de uma queda, na saída de uma chave entre outros. Você deve estar perguntado como assim? Posso lhe responder: Os três exercícios de powerlifting são benéficos para lutadores de MMA. Levantamento terra e agachamento fortalecer as pernas e núcleo, tornando mais fácil de jogar alguém  ao solo. O Supino fortalece seu peito, tríceps e o núcleo, tornando mais fácil empurrar alguém para longe de você. Todos os três exercícios fortalecem o seu aperto de mão, o que torna mais fácil de segurar o adversário. A prática do powerlifting  incluem além de  agachamento, levantamento terra e supino, outros exercícios para todo o corpo durante os treinos, resultando em ganhos de força que são aplicáveis ​​a todos os movimentos de luta, costumo dizer que se um lutador de MMA treinar o powerlifting onde ele bater não nascera mais cabelo.
Concluindo, você atleta de qualquer modalidade esportiva, deveria incluir um pouco de powerlifting em suas rotinas de treinamento, procure alguém especializado no assunto e comece a erguer pesos, depois me conte os resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário