domingo, 23 de outubro de 2011

Limites do corpo humano


Em um dos artigos que escrevi fiz algumas pesquisas para poder contar a historia do powerlifting, foi justamente quando me bateu a curiosidade em saber qual o limite da força do ser humano, essa curiosidade veio à tona quando descobri que em 1972 um homem já erguia 307,5 kg no supino RAW (sem equipamento), o nome desse homem é Jim Willians conhecido como Big Jim Willians devido ao seu tamanho, o feito foi realizado durante o campeonato mundial de powerlifting de 1972.
Quando se fala em números, ou seja, em marcas realizadas já se imagina o futuro, como será daqui dez anos? “Levantarão duas, três vezes mais que hoje”, mas não as coisas não são tão simples assim, atualmente, quase quarenta anos depois o maior supino RAW é de Scott Mendelson com a marca de 324 kg realizados em março de 2005 a seis anos a trás, de lá pra cá poucos atletas no mundo todo, fizeram um supino RAW maior que 300 kg, há quem diz que Big Jim fez 318,8 kg em treinamentos ainda nos anos 70.
Fica então minha duvida será que nosso corpo tem um limite Maximo para elevar certas cargas de peso? Ou será que Big Jim estava muito alem de seu tempo? Em outros esportes podemos ver uma evolução constante, no atletismo, na natação até mesmo no fisiculturismo se compararmos os vencedores de hoje com os fisiculturistas do passado veremos que o volume muscular dos atletas atuais é muito maior que os do passado, já no supino as coisas não evolui tão rápido assim.
É claro que quando falo desses números, falo no geral não de categorias, pois em varias categorias de peso há recordes sendo batidos, mas no maior peso absoluto não, as marcas estão quase que estacionadas, já com equipamento o recorde mundial foi quebrado mais recentemente, em novembro de 2008 por Ryan Kennelly com a surpreendente marca de 487,5 kg que antes também pertencia a Scott Mendelson, será que a tecnologia dos equipamentos está evoluindo a passos mais largos que o sistema de treinamento RAW que os atletas atuais estão utilizando, ou será que realmente já chegamos ao limite Maximo do corpo humano? Não saberei lhes dizer, espero que não, espero um dia poder presenciar um atleta brasileiro realizar um movimento RAW com mais de 300 kg, e ainda ver esses recordes mundiais serem batidos, quem será o primeiro homem a passar dos 500 kg com equipamento? E será que um dia algum homem realizara um movimento RAW no supino com 400 kg?
As respostas para essas perguntas só o tempo ira dizer, mas acredito muito em trabalho, erros e acertos, por isso, sigo buscando a cada dia novas técnicas de treinamento tanto no RAW quanto equipado, pois na verdade não acredito em limites para nosso corpo, acredito em limites para nossa ambição, para nossa força de vontade, quando nos acomodamos e acreditamos que já alcançamos tudo que poderíamos alcançar, ai sim é hora de parar, mas enquanto acreditarmos que somos capazes de alcançar algo mais, e nos dedicarmos aos treinos e a fazer sempre a coisa certa em busca de mais pesos na barra, ai sim quebraremos recordes e alcançaremos a nossa realização pessoal. Bom eu vou ficando por aqui, mas deixo espaço aberto a quem quiser se manifestar a respeito.
Ryan Kennelly

Big Jim Willians

Scot Mendelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário