Powerlifting paraolimpico
Hoje gostaria de citar esses grandes guerreiros especiais, especiais em todos os sentidos, em varias competições por onde passo percebo que a cada vez mais é comum atletas cadeirantes competindo, inclusive no campeonato paulista da FPLBI realizado esse ano na cidade de São Carlos um atleta cadeirante pediu aos organizadores para competir com os atletas sem deficiência.
O Powerlifting paraolimpico é uma adaptação do Powerlifting para atletas com deficiência, a única modalidade no Powerlifting paraolimpico é o supino.
O esporte e dirigido pelo comitê paraolimpico internacional e esta aberto a qualquer pessoa com um nível mínimo de deficiência que pode estender seus braços em 20 graus de estensão completa durante um levantamento. Ou seja, atletas masculino e feminino com deficiências físicas, como amputação, nanismo, lesão medular, usuários de cadeira de rodas, paralisia cerebral, lesão cerebral, AVC e outros. O powerlifting foi praticado pela primeira vez em uma competição paraolimpica nos jogos paraolimpico de Tóquio em 1964. Em 1992 nos jogos olímpicos de Barcelona 25 paises participaram do powerlifting, em 1996 esses numeros mais que dobraram, nos jogos de Atlanta foram 58 paises, Desde então, esse número aumentou para 109 países, e é o esporte paraolimpico que mais cresce no mundo. As mulheres só competirão pela primeira vez em 2000 nos jogos de Sidney.
É importante lembrar que esses atletas com deficiência levantam cargas inacreditáveis, muitas vezes maiores que de atletas sem deficiência, o atleta Iraniano, Rahman Siamand da categoria mais de 100 kg ergueu nada mais nada menos que 290 kg em Guangzhou em 18 de Dezembro de 2010, a atleta nigeriana Graça Ebere Anozie da categoria mais de 82 kg levantou no dia 05 de Dezembro de 2007 em Kuala Lumpur 167,50 kg.deixo aqui minha eterna admiração por esses guerreiros, verdadeiros gladiadores e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário