quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bate Papo com Jani Murtomäki




Essa matéria que irei postar a seguir será a primeira de uma serie de entrevistas com personagens consagrados ou não no cenário do powerlifting, irei procurar atletas pelo Brasil e pelo mundo para estarem apresentando seus trabalhos para os leitores do Big Monster. E para começar a serie escolhi o atleta finlandês Jani Murtomäki o qual por acaso tive a oportunidade de assistir a um vídeo no qual ele erguia 400 kg no supino, fiquei surpreso, pois para mim se tratava de um atleta desconhecido até então aqui no Brasil, foi quando tive a ideia de obter contato com Jani para saber um pouco mais da sua historia, fui muito feliz na ideia, pois fui muito bem atendido pelo grande atleta e excelente pessoa que acabava de conhecer, falamos sobre suas marcas, sobre o powerlifting na sua terra natal, treinamento, dieta, planos futuro e muito mais, descubra agora o conteúdo dessa nossa conversa:

Ola Jani! Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção e pela oportunidade deste bate papo, pois sou admirador do seu trabalho e das suas grandes marcas realizada no supino e no levantamento terra, não o conheço pessoalmente, mas, Já tem algum tempo que venho acompanhando suas marcas através de vídeos e redes sociais, porem aqui no Brasil a sua obra ainda é pouco conhecida por isso resolvi fazer esta matéria com você para poder apresentar o atleta e ser humano Jani Murtomäki ao publico brasileiro.

Big Monster: para dar inicio ao nosso bate papo fale-nos sobre sua carreira, como e quando tudo começou e quem foi sua referencia no esporte?

Jani Murtomäki: antes de iniciar a carreira no Powerlifting eu fiz wrestling, minha maior conquista como wrestling foi em 1996 nos jogos cidadãos finlandêses, minha carreira no Powerlifting teve inicio em 2001, antes disso fiquei dois anos sem praticar nenhum tipo de esporte, fui à academia com meus amigos e tentei fazer o melhor supino que eu pudesse, e fiquei satisfeito com o resultado, pois consegui fazer 145 kg sem nenhum tipo de formação, fiquei surpreso com o feito e resolvi levar a diante o powerlifting.

Big Monster: Conte-nos também como o powerlifting é visto na Europa e especialmente na Finlândia, aqui no Brasil temos muitas dificuldades de obter patrocínio junto às empresas, na Finlândia as coisas são diferentes?

Jani Murtomäki: Na Finlândia também não é fácil encontrar patrocinadores para o powerlifting, eu tenho alguns patrocinadores que me ajudam, a nutracêuticos suplementos nutricionais, Titan equipamentos para powerlifting, a uncs.fi para vestuário e da academia onde eu treino a  li- body que me ajudam nas despesas de viagens e etc. Mas ainda tenho que fazer outros trabalhos, sou segurança nos finais de semana e personal trainer para atletas de força.

Big Monster: Você é um atleta do supino ou um powerlifter? Diga-nos quais foram suas principais marcas tanto equipado quanto RAW?

Jani Murtomäki: eu sou um powerlifter, mas há dois anos tive um problema no joelho, precisei fazer uma cirurgia, mas agora o joelho já esta começando a ficar bom, meu objetivo para este ano é voltar para as plataformas de powerlifting, no futuro pretendo competir somente powerlifting RAW, já no supino farei de todas as maneiras, meus melhores resultados equipados são: agachamento 480 kg, supino 420 kg, levantamento terra 370 kg. Meus melhores resultados RAW são: agachamento 350 kg, supino 280 kg e levantamento terra 370 kg. Minhas metas futuras são: quebrar os 1000 kg totais RAW, 400 kg agachamento RAW, 300 kg no supino RAW e 455 kg no supino com a camisa Titan.

Big Monster: qual o método de treinamento você utiliza? Você segue alguma dieta especifica próximo, as competições?

Jani Murtomäki: meu método de treinamento é uma mistura do método russo com o método westside, eu mesmo monto meus programas de treinamento. Quanto à dieta eu utilizo um programa simples de nutrição, procuro concentrar em ótimas fontes de proteína para obter uma quantidade suficiente, também utilizo uma boa variedade de suplementos da nutracêuticos, empresa finlandesa que me patrocina, eles produzem suplementos de ótima qualidade, utilizo proteína em pó, bebidas de recuperação, aminoácidos, creatina, óleo de peixe, beta-alanina e etc.

Big Monster: por qual federação você compete? No Brasil existe varias e na Finlândia como funcionam as federações?

Jani Murtomäki: eu costumo competir principalmente pela GPC, MAS ELES NÃO importão que eu esteja competindo por outras federações, mas não me importo qual federação seja, se a competição for interessante, eu tenho competido por varias federações e vou continuar fazendo isso no futuro também, só não vou competir em apenas duas federações IPF e WPC. Na Finlândia também temos varias federações, eu acho que pelo menos umas quatro nos dias de hoje, FPO (organização  Finlandesa de powerlifting) federação pela qual estou competindo, é sob as regras GPC. FPO e FPI são as principais federações da Finlandia, onde competem os melhores levantadores.

Big Monster: qual é seu grau de afinidade com Andy Bolton e Benedikt Magnusson, como é pra você poder competir ao lado de dois ícones do powerlifting mundial?

Jani Murtomäki: ambos são meus amigos, tanto Benedkit, quanto Andy são alguns dos seres humanos mais fortes que já conheci, ambos também são excelentes pessoas, são muito agradáveis.

Big Monster: quais seus próximos compromissos? Já pensou em vir ao Brasil?

Jani murtomäki: este ano vou me concentrar para competir no Bullfarm Powerlifting competição que acontece em 01/09/2013, haverá esta competição de powerlifting aqui, e eu vou estar mais forte do que já estive antes.  Eu gostaria muito de competir no Brasil, pois nunca estive na América do sul, mas eu tenho pensado muito em viajar pra lá um dia, por favor, envie-me informações sobre competições no Brasil.

Big Monster: para finalizar gostaria de agradecer pela oportunidade de estar fazendo esta entrevista com você, um dos melhores powerlifters da atualidade, gostaria de dizer que para nós brasileiros seria uma honra poder recebê-lo aqui em nosso país, desejo-lhe sucesso e tudo de bom em sua carreira.

Jani Murtomäki: por nada, desejo a você e a todos os levantadores brasileiros muito sucesso e tudo de melhor em seus treinos e competições, e, por favor, envie-me informações sobre competições no Brasil, seria uma ideia interessante estar competindo ai um dia.

É isso ai galera, é com muito prazer que finalizo essa matéria, espero que tenham gostado, fiquem ligados, pois o próximo bate papo pode ser com seu ídolo ou quem sabe com você, sucesso a todos.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário